Cursos UNICAMP - Física Geral II

Cursos Livres
Para Todos

Cursos UNICAMP - Física Geral II

Cursos Unicamp - Física Geral II - Gases ideais e teoria cinética - Partes 1 e 2

Nas aulas anteriores, o prof. Peter Schulz, do Instituto de Física Gleb Wataghin, da Unicamp, usou a equação de estado dos gases ideais para exemplificar resultados importantes, relativos à 1ª e à 2ª Lei da Termodinâmica. Na aula de hoje, ele aprofunda a discussão sobre gases ideais e como surgiu a equação de estado. Para isso, ele traz o contexto histórico dos gases ideais, começando com a primeira observação de Robert Boyle, no século XVII, até a lei dos gases perfeitos ser enunciada em 1834, por Émile Clapeyron, para depois detalhar a Lei de Avogadro. Depois, o prof. Peter propõe construir uma teoria microscópica para esse comportamento dos gases ideais, que é a teoria cinética dos gases. Na segunda parte da aula, o professor continua a explicar a teoria cinética da pressão, a partir da temperatura, energia cinética média e velocidade. Nesta aula, o professor aborda também a distribuição de Maxwell e aprofunda dois tópicos: o movimento browniano - proposto pelo padre Robert Brown, em 1827, e explicado por Einstein em artigo publicado em 1905 - e os gases reais, descritos pela equação de estado proposta por Van der Waals.

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.

Comentários

Compartilhar


Sobre o curso

Ementa:
Oscilações -- Gravitação -- Ondas em meios elásticos -- Ondas sonoras -- Hidrostática e hidrodinâmica -- Viscosidade -- Temperatura -- Calorimetria e condução de calor -- Leis da termodinâmica -- Teoria cinética dos gases. 


Docente

Peter Schulz

Peter Schulz

Lista de Aulas

  • Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia
  • FAPESP
  • UNICAMP
  • UNESP
  • USP
  • FUNDAP
  • Centro Paula Souza