Introdução à Teoria da Literatura

Cursos Livres
Para Todos

Introdução à Teoria da Literatura

Introdução à Teoria da Literatura #17 com Paul Fry, de Yale

Palestra 17 - A Escola de Frankfurt de Teoria Crítica Esta primeira palestra sobre teorias sociais da arte e da produção artística examina a Escola de Frankfurt. Os escritos teóricos de Theodor Adorno e Walter Benjamin são explorados nos contextos histórico e político, incluindo Marxismo, realismo socialista e capitalismo tardio. O conceito de reprodução mecânica, particularmente a relação entre trabalho e arte é explicado em extensão. São explicadas a oposição de Adorno a essa ideia e a sua posição sobre o assunto. A palestra termina com uma discussão da perspectiva de Benjamin sobre o uso de distração e choque no processo de revelação estética. Bibliografia: Benjamin, Walter. "The Work of Art in the Age of Mechanical Reproduction." In The Critical Tradition, pp. 1233-48 Horkheimer, Max; Adorno, Theodor. "The Culture Industry." In The Critical Tradition, pp. 1255-62 Este curso, gravado no campus de Yale em 2009, é uma pesquisa sobre as principais tendências da teoria literária no século XX. As palestras fornecem uma base para as leituras e as explicam quando necessário, enquanto tentam desenvolver um contexto amplo e coerente que incorpore perspectivas filosóficas e sociais nas questões recorrentes: o que é literatura, como é produzida, como pode ser entendida e qual é o seu propósito? Paul H. Fry é professor de Inglês em Yale e se especializou em Romantismo Britânico, Teoria Literária e Literatura e as Artes Visuais. Estudou na Universidade da Califórnia em Berkeley e em Harvard e dá aulas em Yale desde 1971. A palestra original está disponível em http://oyc.yale.edu/english/engl-300/lecture-17

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.

Comentários

Compartilhar


Sobre o curso

Este curso, gravado no campus de Yale em 2009, é uma pesquisa sobre as principais tendências da teoria literária no século XX. As palestras fornecem uma base para as leituras e as explicam quando necessário, enquanto tentam desenvolver um contexto amplo e coerente que incorpore perspectivas filosóficas e sociais nas questões recorrentes: o que é literatura, como é produzida, como pode ser entendida e qual é o seu propósito?

Paul H. Fry é professor de Inglês em Yale e se especializou em Romantismo Britânico, Teoria Literária e Literatura e as Artes Visuais. Estudou na Universidade da Califórnia em Berkeley e em Harvard e dá aulas em Yale desde 1971.

O curso original está disponível aqui.


Docente

Paul Fry

Paul Fry

Yale University, EUA

Lista de Aulas

  • Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia
  • FAPESP
  • UNICAMP
  • UNESP
  • USP
  • FUNDAP
  • Centro Paula Souza